sexta-feira, 22 de agosto de 2008

UM NOVO CONCEITO DE FAMILIA, O QUE GANHAMOS E PERDEMOS COM ISSO?

clip_image002Recentemente assisti a um programa de tv que mostrava as grandes transformações na família brasileira nos últimos quarenta anos, transformações que creio causaram muito mais mal do que bêm, a cada um de nós.

Lei do divórcio, pilula anticocepsional, feminismo, emancipação feminina, liberdade sexual, todos estes fatores e muitos outros foram determinantes nestas trasformações. Vejamos algumas destas transformações familias de casais separados, famílias sem pai, ou sem mãe, familias de pais que vivem em casas separadas, etc...

Sem querer ser indiferente aos dramas e dificuldades de cada um, com tudo isto o conceito tradicional de familia vai se perdendo e seus valores começam a ser relativizados, mais será que isto é bom!? Será que estas mudanças acrescentam ou depressiam o que desde o começo dos tempos têm sido a fonte de equilibrio na formação moral, social e intelectual, dos filhos destas familias ou seja mais recentemente nós mesmos? Será que um filho ser tirado do convivio de seu pai ou por vezes sua mãe não se torna uma verdadeira agressão ao seu direito de crescer e se desenvolver em um ambiente familiar de amor, ternura, correção se necessário mais dentro de uma familia completa e não destruida pelo egoismo dos seus projenitores?

Familias exatamente como antes de certo nunca mais existirão, devido as próprias limitações e necessidades que temos hoje em dia, mais é preciso que haja equilibrio, se devido as correrias modernas não se pode dar o tempo necessário aos filhos é preciso dar qualidade neste tempo.

Creio com convicção que muito das deformações da personalidade de muitos jovens de boas familias vem destas darem muito em material mas pouco em moral, pouco em atenção, pouco em ouvir o que os filhos tem a dizer, em saber o que acontece no dia a dia dos filhos, e muitas vezes quase nada em carinho "muito mais do que um castelo os filhos querem o carinho e o amor entre seus pais..." diz uma sabia música.

Creio firmemente que á unica familia que pode, dar todo necessario para o desenvolvimento de seus membros é a família tradicional: Pai, Mãe e Filhos todo o resto é uma derfomação da familia causada pelo egoismo humano que dificilmente vai nutrir todas as necessidades humanas, psiquicas e sociais de seus membros.

A família é célula fundamental da sociedade, se as familias vão bêm a sociedade vai bêm se vão mal a sociedade vai mal, e não precisamos pensar muito para ver o quanto a sociedade tem andado mal, Não é mesmo!?

Portanto que levemos mais a sério o conceito de familia, aos que são jovens e estão se preparando que se preparem bêm, conscientes de que não é uma brincadeirinha que se não der certo eu termino e recomeço brincando com outro amiguinho, pois esta brincadeira é a sua vida e a vida de outros que dependem de você.

FABIO ROGÉRIO ALVES MORGADO - MEMBRO DA PASTORAL DA FAMILIA. Contato: fabioamorgado@gmail.com

Nenhum comentário: